16

10 coisas cotidianas que são um mistério para a ciência

Tom Boca de Cantor 10 de abril de 1985

Apesar de todo conhecimento já adquirido pelo homem, ainda existem pequenas coisas do nosso cotidiano que estão longe de ter alguma explicação.

Esses pequenos enigmas, com certeza, fazem parte do seu dia-a-dia. Então surpreenda-se com coisas tão comuns que ainda escapam de todo nosso conhecimento.

1 – Rubor

misterios-humanos-10

Rubor, que é o popular “ficar com a cara vermelha”, é uma dos mistérios que não se consegue desvendar. Nem mesmo uma das maiores mentes que já andou sobre a Terra conseguiu achar a resposta exata. Darwin (aquele mesmo do evolucionismo) tentou, pesquisou, pensou e nada.

2 – Risos

foto-bebe-Fotos-Gratis---rindo-bebA--1972698

Não sabemos exatamente por que rimos das coisas, mas sabe-se que nos faz muito bem, pois uma boa risada aumenta o níveis de endorfina nos deixando mais felizes e relaxados.

3 – Pelo pubianos

s320x240

Proteção contra o mal cheiro, aquecedor, evitar irritação “nas partes’”? Ninguém sabe exatamente para que nós temos pelos nas parte íntimas.

4 – Adolescentes

mg20327201.000-1_220

Nós somos a única espécie do planeta que passa por essa fase meia maluca durante a vida. Todos os outros animais, até mesmo os macacos, não tem essa fase rebelde em seu ciclo vital. O por que dela? Vai saber, aproveite!

5 – Sonhos

115301

Atualmente, grande parte dos pesquisadores, não crê no ponto de vista de Freud, segundo o qual os sonhos são manifestações do nosso desejo inconsciente, mas neste caso, para que eles servem?

6 – Altruísmo

ajuda2

Ainda se questiona se é da natureza humana ajudar os outros, mas se for, não faz sentido evolucionário. Para pesquisadores o altruísmo é algo mais cultural do que instintivo. Pois na natureza o normal é o egoísmo, a não ser quando se espera algo em troca, mas desse modo já não é um altruísmo verdadeiro.

7 – Arte

 DIGITAL CAMERA

De onde vem o desejo humano de se expressar através da arte? Não se faz a mínima idéia. Contudo hoje em dia se sabe que mulheres, principalmente na sua época fértil, tem uma “quedinha” por homens criativos.

8 – Superstição

trevo

Muitas pessoas tem superstição, mas, seja qual for a forma que isso se expressa, é totalmente irracional. Só se sabe que pessoas que vivem em áreas de risco, como zonas de guerra, tendem a serem mais supersticiosas.

9 – Beijo

beijo

O desejo de beijar não surge de nossos genes, então por que é tão bom? Não se pode determinar exatamente. O que interessa é que é bom, o motivo fica em segundo plano.

10 – “Limpar o salão”

mg20327201.600-1_220

Não me venha com o papinho que nunca meteu o dedão no nariz, tirou aquela meleca e deu uma bela olhada antes de jogar fora (ou mesmo comeu a coisinha verde). Bom, esse ato ainda não foi explicado pelos cientista. Mas é algo natural do ser humano e mesmo comer a meleca não é de todo mal, segundo pesquisadores ela pode dar uma ajuda nutricional e ainda melhorar nosso sistema imunológico. Se alguém aguenta o nojo, boa sorte…

[Via]

16 comentário(s):

Anônimo disse...

não vou negar que coloco o dedo no nariz e jogo o catarro seco fora... mas jogo fora... comer? NUNCA. se eu comi alguma vez na minha vida, agradeço a mim mesmo por não lembrar disso. NUNCA. que coisa nojenta...
.
por sinal. bela lista essa.. e tenho um palpite sobre o altruísmo, acredito que seja um fusão de cultura com benefício próprio, pois ajudar uma pessoa é sim recompensador e trás bônus para o altruísta, tanto emocionalmente, quanto socialmente, não sei de quando vem isso, mas aprendemos que ajudar é te torna bem visto pela sociedade, então de certa forma as pessoas ajudam outras para ganhar um tipo de status social, mesmo que as vezes incocientemente...

Anônimo disse...

altruismo não faz sentido evolucionário???
pra mim faz e muito, ser egoista torna a sobrevivencia muito mais dificil, a prorpia historia mostra isso, viver em bandos ajuda a sobreviver, se vc vive em bandos vc ajuda naturalmente. egoismo pra mim é igual a solidão.

Halle disse...

Cadê o Bocejo?! Esse sim é o maior mistério do ser humano!

Anônimo disse...

come tatu é bom, que pena que da dor nas costas...

Felipe disse...

Como assim nunca foi encontrada resposta exata para rubor? Faltou as aulas de biologia no colegial amigo ..

Gran Kain disse...

Concordo com o "anônimo", altruísmo aumenta a chance de sobrevivência da espécie.

Existem várias coisas, sempre existiu, que os cientistas não sabem o motivo. Mas dia a dia a quantidade diminui na mesma medida que se descobrem novos enigmas.

É divertido o post mas tem alguns errinhos aqui e ali, mas não desmerece a coletânea, parabéns! =)

Anônimo disse...

algumas coisas eu concordo outras não,
os pelos em qualquer parte do corpo são para proteção e reter o suor e sujeira.
adolescencia é apenas a fase do cio, ou os cachorros não ficam loucos nessa fase?
altruismo eu concordo com maninho de cima, sobrevivência, e vão me dizer que ninguem viu as varias fotos de animais, tipo o cachorro salvando o outro na estrada, o passarinho que fica do lado do outro passaro morto, tipo velando ele.
superstição é uma parada cultural e tem a ver com o medo do desconhecido, só isso.

Anônimo disse...

quem foi que elaborou essa lista?

mais da metade das coisas aí tem resposta sim.

Anônimo disse...

pelos pubianos: com a evolucao fomos perdendo a necessidade de pelos, porem a regiao pubica requer maior protecao. infeccoes sao bem mais facilmente contraidas nessa regiao, e alem disso, qlquer problema ali impediria a reproducao e logo a passagem do gene para a proxima geracao.

adolescencia: qlquer ser vivo com sistema nervoso bem desenvolvido passa por fases em seu comportamento. se ja teve um cachorro deve ter percebido que ele era mto mais brincalhao qnd novo.

sonhos: nao necessariamente expressam desejos, sao apenas formulas quimicas que vao se ativando ao longo do sono, nada de estranho nisso.

altruismo: faz sentido do ponto de vista evolutivo, pois um unico individuo nao prospera sozinho, ou nao prosperava sobre as fortes pressoes de seleção. sendo assim, eh bom para a especie.

arte: creio que surgiu como forma de dialogo e ate mesmo distração, a cultura que nos proporciona o interesse que temos em arte, nao a natureza humana.

supertição: pura ignorancia, necessidade natural de se apegar a algo que vc acredite que te faz bem. a sobrevivencia das religiões eh exemplo disso.

beijo: a constituição da boca, com suas terminações nervosas, proporciona prazer. é por isso que crianças chupam o dedo.

limpar o salão: o acumulo de sujeira causa desconforto, logo tiramos. alem disso a sensacao nao eh ruim.

Unknown disse...

eh amigao...
faltou pesquisa ai nesse post!

Anônimo disse...

e olhar pra merda antes de dar a descarga?

Anônimo disse...

Antonio
NOT!

Grandes animais como ELETANTES E BALEIAS também passam pela ADOLESCÊNCIA isso é comprovado cientificamente, um estudo profundo nas sociedades dos Paquidermes comprovam que 90% dos ataques a humanos são de bandos de animais adolescentes.

doda disse...

muito interessante ninguem tem a resposta para td isso muito menos pq é a melequinha é tão irresistivel.kkkkkk

hiq13 disse...

Q post lixo, coisa de burro, tudo isso ai já tem explicação, vai procurar se informar...

luh disse...

até agora não vi ninguém explicar o porque do riso....

muito bom o post

Anônimo disse...

Alguém sabe me responder o por quê de:
- Torcer por times de futebol como se fosse integrante dele?
- Acreditar em religião
- Julgar a quem não conhecemos intimamente

Postar um comentário

 
©2008-2011 Todo conteudo do blog é fictício.
Template by Blogger Bits